Em 2016, nasceu a AMPARA Silvestre com objetivo de salvar, proteger e dar voz à fauna brasileira, incentivando a conexão e o respeito dos brasileiros com sua biodiversidade. Nosso objetivo é lutar pela preservação do meio ambiente e dos animais silvestres, educar e conscientizar a população para promover um futuro mais consciente, sustentável e ético com a fauna silvestre.
O projeto Binóculos da Liberdade busca a educação e sensibilização, para que valorizemos os animais em seu habitat natural, respeitando seus comportamentos característicos e desempenhando seus papéis ecológicos!
O Instituto Ampara Animal abriga 8 onças: 5 onças-pintadas e 3 onças-pardas. Este projeto visa, acima de tudo, promover o bem-estar e oferecer qualidade de vida para esses majestosos animais que foram condenados ao cativeiro, vítimas da interferência humana.
A BAAP conta com recintos para a reabilitação e soltura de animais silvestres e toda a estrutura necessária para atendimento emergencial veterinário. A base também é essencial para a aproximação com a comunidade,
outras organizações e órgãos que atuam na região, além de um local para atividades de educação ambiental e nosso ponto de apoio para visitas técnicas e desenvolvimento de projetos.
O projeto busca soluções para a proteção das onças-pintadas no Pantanal, que sofrem com ameaças e conflitos como a caça por retaliação.
O Projeto De Volta para a Casa visa o retorno de animais silvestres para a natureza! Sejam oriundos do tráfico ou cativeiro!
O projeto visa captar recursos para investir no bem-estar de onças que estão condenadas ao cativeiro e também em ações de conservação com o objetivo de reintrodução à vida livre.
Alguns dos nossos lançamentos que você pode ter perdido
Guarani foi retirado de um canavial ainda bebê, quando sua mãe, possivelmente, se afastou para caçar. Resgatado em 2021, ele apresentava problemas respiratórios e aos 6 meses, após passar por um período de reabilitação no CEMACAS – Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres em São Paulo/SP, foi encaminhado para nosso mantenedor. A equipe evita contato com o ainda filhote, o que preserva o instinto selvagem e “bravo” do felino. Ele é o bebezão da turma e o mais arisco!
Leona é uma onça-parda, resgatada ainda filhote. Encontrada longe da mãe, foi considerada órfã e levada para o Instituto Corredor das Onças. Entre as pardas sob nosso cuidado, é a mais mansa e afetuosa e adora ronronar! Mas se assusta com a presença novos humanos e gosta mesmo é de ficar sentadinha na sua toca, observando pela janela!
Pitã foi vítima de uma colhedeira de cana. Ele sofreu múltiplas fraturas nas patas, passou por cirurgias complicadas ainda filhote, mas, para a nossa felicidade, após longo período de reabilitação, se recuperou completamente, não apresenta sequelas e tornou-se essa fera forte e robusta! Das três onças-pardas do nosso mantenedor, o Pitã é, sem dúvidas, o maior e mais bravo! Sua história de vida reflete em seu comportamento tímido e reservado!
Gaia é uma onça-pintada da região amazônica. Ela divide seu recinto com o macho Xingu e esse romance é um verdadeiro sucesso, que proporciona bem-estar a ambos! Não se engane com a carinha de sapeca: a Gaia é esperta, ágil e muito forte, e de mansinha não tem nada… Apesar de tímida e gostar de observar entre o capim alto, quando está com seu parceiro é bastante segura e ronda com tranquilidade seu recinto!
Maya é a brincalhona da turma! Muito curiosa e carinhosa, e não dispensa uma pose para as câmeras! Infelizmente, por viver em cativeiro desde filhote, tornou-se mais tolerante à presença humana e é a pintada que mais fica próxima quando se tem visita. Chegou ao mantenedor com o nome Catarina e foi rebatizada como Maya. Apesar de desinibida e não dispensar atenção, principalmente do seu veterinário, Jorge, ela é extremamente forte e robusta e seu rugido é muito potente!
Indira é uma onça-pintada do Cerrado. Ela vive com seu parceiro, Raoni, no maior recinto do mantenedor! Quando chegou, seu nome era Alice, mas foi rebatizada como Indira! A Indira adora se esconder em meio à vegetação do recinto e vira e mexe está rolando no capim! Ela e seu parceiro Raoni gostam mesmo é de se espreguiçar e curtir o solzinho da tarde!
Raoni, diferente dos demais, nasceu em cativeiro e além da carinha de tranquilo, é um felino bem tímido e na dele! É a típica onça preguiçosa, muitas vezes sendo flagrado dormindo na sombra! Apesar do olhar preguiçoso, Raoni é uma onça-pintada muito forte e esperta. Chama atenção pela sua robustez e vive com sua parceira Indira. Chegou ao mantenedor com o nome Cláudio e foi rebatizado como Raoni. Ele é, sem dúvida, nossa onça-pintada mais tímida, dificilmente se aproxima!
Veja como é fácil ajudar na qualidade de vida e bem-estar das onças sob os nossos cuidados!
A Ampara Silvestre inicia seu trabalho como aceleradora de projetos, incentivando e investindo em iniciativas focadas em conservação de espécies ou no bem-estar de animais condenados ao cativeiro.
Como projeto piloto, teve como meta oferecer melhores condições de vida e bem-estar para as onças que viviam em cativeiro na Associação Mata Ciliar.
Artistas, modelos e influenciadores viraram animais silvestres em extinção pelas mãos do maquiador Alisson Rodrigues e fotógrafo Jacques Dequeker.
Visando amenizar os impactos dos felinos domésticos sobre a fauna local, iniciou-se mutirões de castração em massa de gatos na Ilha de Fernando de Noronha em parceria com o ICMBio. Hoje já são mais de 700 animais castrados.
Campanha de conscientização sobre exploração animal, que contou com personalidades como Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Thayla Ayala, Fernanda Paes Leme e outros.
Início deste projeto que une moda e conservação! Modelo de captação para reverter em projetos de Bem-estar e conservação da fauna
Atuação no Pantanal, com resgate e reabilitação de fauna e combate aos incêndios
Início da construção da nossa Base de Atendimento Ampara Pantanal
Projeto de sensibilização e conscientização pela valorização da fauna livre e a riqueza da biodiversidade urbana
Como projeto piloto, teve como meta oferecer melhores condições de vida e bem-estar para as onças que viviam em cativeiro na Associação Mata Ciliar.
O Instituto disponibiliza cães e gatos para adoção, através de sua parceria com ONGs e protetores independentes que são cadastrados na nossa organização e também os animais que fazem parte do Programa Adotar é tudo de bom, em parceria com a Pedigree.
Os animais são disponibilizados pelos nossos canais digitais ou em eventos de adoção organizados pelo Instituto e/ou pelos parceiros em locais pré-estabelecidos e divulgados com antecedência.
A maioria dos animais para adoção divulgados pelo Instituto, foram resgatados das ruas e/ou de situações de maus-tratos e negligência de tutores irresponsáveis.
Gostaríamos de esclarecer que não possuímos autoridade para conduzir investigações ou tomar medidas legais em casos de maus-tratos. Recomendamos que você acesse os links abaixo para obter mais informações sobre como denunciar tais casos:
Essas fontes fornecerão orientações e direcionamentos adequados para realizar denúncias relacionadas a maus-tratos contra animais.
Agradecemos pela sua compreensão e por se preocupar com o bem-estar dos animais.
Cães, gatos e animais silvestres.
O Instituto Ampara Animal é uma OSCIP sem fins lucrativos. Somos protetores de animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Lutamos para que os mais de 30 milhões de animais de rua tenham uma vida com respeito e amor.
AMPARA
Links úteis
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego etc. Política de Privacidade