Por que não devemos comprar cães e gatos?

Tempo de leitura: 2 minutos

Estima-se que no Brasil existem mais de 30 milhões de cães e gatos abandonados. Mais de 170 mil animais estão sob os cuidados de 370 ONGs em diversos estados do país (Inst. Pet Brasil, 2019). Milhares de cães e gatos sofrem e morrem todos os dias nas ruas, de fome, de doenças, atropelados, envenenados, e outros tantos passam uma vida inteira dentro de abrigos e canis municipais superlotados, aguardando por uma adoção.

Estes fatos tristes já são por si só razões relevantes para não comprarmos animais. Mas há outros motivos para não adquirir monetariamente cães e gatos:

1. Ao comprar um cão ou gato estamos apoiando e financiando um comércio que, na maior parte das vezes, é cruel e desumano. Infelizmente, a grande maioria dos criadores não são regularizados, não possuem um veterinário responsável (RT), não se importam com a saúde e o bem-estar dos a animais e criam de maneira clandestina, não assegurando padrões de saúde e bem-estar. Temos que entender que cães e gatos não são mercadorias, são seres vivos, sencientes e não podem ser criados e vendidos somente visando o lucro.

2. Para cada filhote de cão ou gato nascido em um criador comercial, existe um animal que espera adoção em um abrigo perdendo a chance de encontrar um lar. Toda vez que compramos, deixamos de dar a chance a um animal que já espera há anos por uma família. São milhares ansiando por uma família, por que não pensar em adotar e diminuir essa triste espera?

3. Infelizmente quem vê cara, não vê a realidade. Muitas vezes vemos um lindo filhotinho em um Pet Shop, mas não imaginamos o que tem por trás da criação destes animais.  Muitos filhotes são desmamados antes do tempo, separados de suas mães e irmãos precocemente. Na maioria das vezes, suas mães vivem em locais com grande quantidade de animais, de diversas raças, locais como fabricas de filhotes, locais muitas vezes inapropriados, sujos, sem ventilação, sem alimentação, sem cuidados veterinários apropriados, sem o menor cuidado com a saúde e o bem-estar psicológico dos animais. Muitas fêmeas passam uma vida em canis minúsculos, sendo exploradas e ficando prenhas em todos os cios para gerar mais e mais filhotes, e quando ficam idosas ou doentes, são descartadas de maneira cruel. Não podemos compactuar com esse tipo de abuso e maus-tratos.

4. Muitas raças atuais passaram por seleções artificiais para irem ao encontro de anseios puramente estéticos, levando os animais a desenvolverem caraterísticas incompatíveis com uma vida saudável e feliz. Exemplo que podemos ver nos cães e gatos com focinhos cada vez mais curtos e que sofrem de doenças respiratórias e oculares, levando uma vida de sofrimento. Muitos criadores procriam seus animais sem o menor cuidado genético, levando em conta somente a demanda do mercado. Urge lembrar que cães e gatos são todos iguais, são seres vivos e não devemos escolhê-los pela cor, raça e valor comercial, tal qual mercadorias.

Pense bem antes de desejar ter um novo companheiro de quatro patas, sempre priorize a adoção ao invés da compra por impulso.

Vamos juntos mudar esta realidade!

Texto: Rosangela Gebara – Veterinária e Gerente de Projetos da AMPARA Animal.

 

 

Instituto Ampara

A AMPARA nasce em agosto de 2010, pela coragem de Juliana Camargo e Marcele Becker em tirar diversos animais da situação de rua. Em 5 anos de trabalho pesado, a AMPARA consegue se tornar a maior OSCIP de proteção animal do Brasil, com o maior número de animais amparados.

Você também pode gostar:

Se inscreva na nossa newsletter!

O Instituto Ampara Animal é uma OSCIP sem fins lucrativos. Somos protetores de animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Lutamos para que os mais de 30 milhões de animais de rua tenham uma vida com respeito e amor.

© 2025 | Instituto Ampara Animal. Todos os direitos reservados.