O que pode melhorar quando se trata de acessibilidade para pets com deficiência
Apesar de todo o carinho que nossos pets nos oferecem, a inclusão de animais com deficiência ainda é um ponto muito negligenciado no setor pet. Acessórios, brinquedos, espaços de recreação e até serviços veterinários especializados para animais com necessidades especiais são difíceis de encontrar ou extremamente caros.
Falta de mercado conscientizado
Muitos tutores se deparam com a falta de opções e o desconhecimento do mercado, que ainda prioriza produtos e serviços voltados apenas para animais sem limitações.
Essa exclusão vai além do fornecimento de produtos, refletindo também na estrutura de espaços como creches, parques e até clínicas veterinárias. Pois, são raros os locais que oferecem acessibilidade para pets com mobilidade reduzida ou outras deficiências. Deixando muitos tutores sem alternativas seguras para a rotina e a socialização de seus companheiros.
Mudanças e inclusão
Para mudar esse cenário, é essencial que o setor pet comece a investir em produtos inclusivos e acessíveis. Que contemplem as necessidades de todos os animais, independentemente de sua condição física. Portanto, inclusão dos pets com deficiência é uma responsabilidade que deve ser compartilhada e promovida por todos, desde o tutor até as grandes empresas. Afinal, todos os animais merecem cuidados, segurança e qualidade de vida.
Love que transforma
A Petlove estudou essa carência no mercado e se uniu ao Instituto Cão de Rodinhas para criar conteúdos reais e práticos para tutores de pets com deficiência. Juntos, também selecionaram novos produtos inclusivos, difíceis de encontrar nas lojas convencionais de artigos pet.
Assim, o Instituto Ampara Animal, a Petlove e o Cão de Rodinhas têm como objetivo informar, de forma segura, tutores, protetores, médicos veterinários e o mercado pet sobre como enfrentar os desafios diários desses cães e gatos. Na Cartilha de Cuidados do Pet com Deficiência, um guia prático ajuda a adaptar o cuidado ao pet, esclarecendo as principais dúvidas.
Cenário de adoção e abandono
Pets com deficiência, seja física, motora, auditiva ou visual, são tão felizes e amorosos quanto qualquer outro. Com algumas adaptações, eles podem viver normalmente, realizar diversas atividades e aproveitar a vida do jeitinho deles. Infelizmente, muitos levam até quatro vezes mais tempo para serem adotados. Além disso, o abandono é mais comum, muitas vezes causado pela desinformação, por acreditar que cuidar de um pet com limitação é uma tarefa difícil ou até impossível.
Portanto, essa transformação ocorre quando há uma mudança cultural — e é exatamente isso que essa parceria com a Petlove nos inspira a acreditar!