Nossa história com o bem-estar e cuidados de grandes felinos começou antes mesmo do mantenedor! Em 2016, quando a Ampara Silvestre surgiu, iniciamos como aceleradores de diversos projetos de melhorias de recintos e qualidade de vida para animais em cativeiro.
Em 2018, assumimos o cuidado de 8 onças, que não mais poderiam retornar à natureza e, assim, nascia o nosso mantenedor de fauna! Trabalhamos para oferecer um espaço amplo, com qualidade de vida e sem contato com público, para esses felinos que já tiveram sua liberdade tomada pela interferência humana.
Guarani foi retirado de um canavial ainda bebê, quando sua mãe, possivelmente, se afastou para caçar. Resgatado em 2021, ele apresentava problemas respiratórios e aos 6 meses, após passar por um período de reabilitação no CEMACAS – Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres em São Paulo/SP, foi encaminhado para nosso mantenedor. A equipe evita contato com o ainda filhote, o que preserva o instinto selvagem e “bravo” do felino. Ele é o bebezão da turma e o mais arisco!
Leona é uma onça-parda, resgatada ainda filhote. Encontrada longe da mãe, foi considerada órfã e levada para o Instituto Corredor das Onças. Entre as pardas sob nosso cuidado, é a mais mansa e afetuosa e adora ronronar! Mas se assusta com a presença novos humanos e gosta mesmo é de ficar sentadinha na sua toca, observando pela janela!
Pitã foi vítima de uma colhedeira de cana. Ele sofreu múltiplas fraturas nas patas, passou por cirurgias complicadas ainda filhote, mas, para a nossa felicidade, após longo período de reabilitação, se recuperou completamente, não apresenta sequelas e tornou-se essa fera forte e robusta! Das três onças-pardas do nosso mantenedor, o Pitã é, sem dúvidas, o maior e mais bravo! Sua história de vida reflete em seu comportamento tímido e reservado!
Gaia é uma onça-pintada da região amazônica. Ela divide seu recinto com o macho Xingu e esse romance é um verdadeiro sucesso, que proporciona bem-estar a ambos! Não se engane com a carinha de sapeca: a Gaia é esperta, ágil e muito forte, e de mansinha não tem nada… Apesar de tímida e gostar de observar entre o capim alto, quando está com seu parceiro é bastante segura e ronda com tranquilidade seu recinto!
Maya é a brincalhona da turma! Muito curiosa e carinhosa, e não dispensa uma pose para as câmeras! Infelizmente, por viver em cativeiro desde filhote, tornou-se mais tolerante à presença humana e é a pintada que mais fica próxima quando se tem visita. Chegou ao mantenedor com o nome Catarina e foi rebatizada como Maya. Apesar de desinibida e não dispensar atenção, principalmente do seu veterinário, Jorge, ela é extremamente forte e robusta e seu rugido é muito potente!
Indira é uma onça-pintada do Cerrado. Ela vive com seu parceiro, Raoni, no maior recinto do mantenedor! Quando chegou, seu nome era Alice, mas foi rebatizada como Indira! A Indira adora se esconder em meio à vegetação do recinto e vira e mexe está rolando no capim! Ela e seu parceiro Raoni gostam mesmo é de se espreguiçar e curtir o solzinho da tarde!
Raoni, diferente dos demais, nasceu em cativeiro e além da carinha de tranquilo, é um felino bem tímido e na dele! É a típica onça preguiçosa, muitas vezes sendo flagrado dormindo na sombra! Apesar do olhar preguiçoso, Raoni é uma onça-pintada muito forte e esperta. Chama atenção pela sua robustez e vive com sua parceira Indira. Chegou ao mantenedor com o nome Cláudio e foi rebatizado como Raoni. Ele é, sem dúvida, nossa onça-pintada mais tímida, dificilmente se aproxima!
Com o apoio da Cia. Marítima, construímos dois novos e amplos recintos para as onças-pintadas. Cada espaço tem, em média, 4 mil metros quadrados, com muita vegetação natural, enriquecimento ambiental, além de lago para os felinos se refrescarem.
O maior recinto possui quase 8 mil metros quadrados de área. Assim como os outros recintos, ele é repleto de vegetação, possui enriquecimento ambiental e um lago para os felinos se refrescarem.
Os animais passam por uma rotação periódica de recintos, para poderem desfrutar da diversidade de espaços e ambientes.
Pardas: 1.8kg/dia e Pintadas: 3.2kg/dia
(gás/pedágio)
no local (quando necessário)
para o Mantenedor AMPARA: R$30.000,00/mês
Por isso a sua contribuição é tão importante para esses animais!
Em abril de 2024, Xingu, onça-melânica que vivia sob os nossos cuidados, faleceu.
Xingu era conhecido como o “ranzinza” entre as oito onças sob os nossos cuidados, estava sempre protegendo sua parceira, Gaia, onça que viveu ao seu lado durante seu período no mantenedor.
Ele não apenas encantou aqueles que o acompanhavam, mas também desempenhou um papel na conscientização sobre os impactos das ações humanas sobre a fauna brasileira. Xingu foi vítima da interferência humana e não retornaria à natureza.
Ficará eternizado em nossos corações e campanhas que se inspiraram em sua história, força e beleza. Temos a certeza de que oferecemos a melhor qualidade de vida que ele poderia ter 🖤 Que Xingu continue a nos fortalecer a agir em prol das onças-pintadas, da fauna brasileira e do bem-estar animal.
Descanse em paz, querido
O Instituto Ampara Animal é uma OSCIP sem fins lucrativos. Somos protetores de animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Lutamos para que os mais de 30 milhões de animais de rua tenham uma vida com respeito e amor.