Julho chegou e com isso, os planos de viagem começam a se concretizar. Mas quando você pensa nas suas férias de família, você considera também o seu pet?
Afinal, ele também é um membro da família e merece muita diversão com quem ama! E para te ajudar a pensar em possíveis destinos de férias, nós separamos alguns locais pet-friendly para você curtir esse período de descanso com o seu melhor amigo de quatro patas.
Primeiro, o que são espaços pet-friendlys?
Pet friendly é uma expressão norte-americana que foi adotada por nós brasileiros para informar que um estabelecimento é “amigo dos animais domésticos”. Ou seja, sinaliza que naquele lugar cachorros e gatos não são só aceitos, como são super bem-vindos.
Normalmente você vai entrar plaquinhas que identificam que os locais são pet-friendly, e isso vale para diversos locais como por exemplo, hotéis, restaurantes, bares, parques, praias e até espaços fechados como shoppings.
O que fazer antes de viajar com o pet?
O primeiro passo é garantir a saúde dele e de todos os outros hospedes ou visitantes dos locais que frequentar. Primeiro, identifique o seu animalzinho, coloque uma coleira com identificação com nome do pet, nome do tutor e principalmente um telefone para contato. É importante que todas as vacinas estejam em dia, assim como antipulgas e anticarrapatos. E por último, não menos importante, um remédio de verme. Afinal durante as férias, o seu pet vai ter contato com diversos ambientes novos. Um alerta para o tutor, leve sempre que sair com o seu pet para qualquer lugar, saquinhos para recolher e descartas as fezes de forma correta.
Destinos Petfriendly:
Pega seu carderninho que a Ampara em parceria com a Fórmula Animal, separou uma lista imperdível de destinos para você viajar com o seu animal de estimação nas férias.
Se você é do time que curte uma praia, segue abaixo uma lista de praias pet-friendlys que você pode correr e se refrescar com o seu pet. De qualquer forma, recomendamos verificar no site da prefeitura da cidade se tem restrições de horários, ok?
Litoral Norte:
- Praia de Paúba (São Sebastião): Algumas praias de São Sebastião permitem cães, mas de forma limitada e com regras específicas. A Praia de Paúba é citada como uma das que aceitam pets, mas isso pode variar com o rigor da fiscalização e a época do ano. É importante confirmar com a prefeitura local para evitar multas ou problemas
- Praia Boracéia (Bertioga): Bertioga recentemente liberou um trecho específico para pets, entre o Forte São João e o Píer de Pesca Licurgo Mazzoni. Fora dessa área, a circulação de cães na faixa de areia pode ser proibida
Infelizmente, em Ubatuba, todas as praias continuam proibindo a presença de cães, de acordo com a legislação municipal e estadual vigente.
Praias em outros estados do Brasil:
- Rio de Janeiro – RJ: todas as praias são liberadas, mas há trechos restritos;
- Natal – RN – todas as praias liberadas;
- Pernambuco – todas as praias liberadas.
Fontes: Vida de Bicho
Agora se você curte mais um hotel e espaços para crianças e pets! Você vai gostar dessas dicas para garantir a segurança da sua família e do seu pet:
- Faça buscas, ligue no hotel com antecedência e entenda se todas as áreas são petfriendly, ou se há atividades ou locais como piscina, que podem ser utilizada pelos cães também.
- Pergunte para amigos que amam animais, afinal, o melhor marketing é o de boca a boca, logo eles vão poder te passar dicas valiosas das suas experiências e compartilhar sugestões de lugares para ir.
- Consulte as redes sociais do local que deseja frequentar, confira as opiniões dos clientes e avaliações em sites de buscas.
Importante: Alguns locais aceitam apenas animais de porte pequeno e cobram taxas então esteja preparado financeiramente nesse caso. Por isso reforçamos a importância de ligar e tirar todas suas dúvidas.
Viajar nas férias é tudo de bom! E com o pet, é melhor ainda!
Mas afinal, por que alguns lugares não aceitam cachorros?
- Nas praias: Por causa das fezes e contaminações de parasitas. Muito tutores não garantem as vacinas e antiparasitários corretamente, logo se torna arriscado tanto para os pets quanto para os humanos.
- Nos restaurantes e bares: Por questão de vigilância sanitária, alguns restaurantes e bares acabam impedindo o acesso dos cães, como por exemplo, um xixi ou fezes no ambiente de alimentação.
- Em hotéis: Os principais pontos levantados pelos hoteleiros são os comportamentos dos cães, é apenas indicado o livre acesso dos cães a espaços como hotel e pousadas se forem dóceis e não precisarem do uso de focinheiras.
Nesse caso a solução é pensar em um petsitter ou creche/hotel específico para cães.
O Instituto Ampara Animal é contra qualquer tipo de abandono, mesmo que seja dentro de casa. Quando você sai de casa por mais de dois dias e deixa o pet sozinho, já se torna um crime de abandono. Mesmo que ele esteja com água e comida. Os animais são membros da família e merecem respeito e cuidado, logo, se você vai viajar de férias e calcula dentro dos seus gastos passeios e diversão, mas não pode levar seu pet junto, recomendamos que some nos cálculos uma creche ou hotel para cães, onde eles vão ter todo acompanhamento, exercícios e companhia de outros amigos humanos e de quatro patas.
O Instituto Ampara Animal desenvolveu esse conteúdo em parceria com a Fórmula Animal, a maior rede de farmácias de manipulação veterinária! Promovendo o bem-estar animal e de toda a família 💜 São mais de 100 unidades por todo o país, encontre a mais próxima de você.