Como identificar e prevenir doenças renais nos pets

Blog - Doenças Renais
Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabia que cães e gatos também podem ter problemas nos rins?

As doenças mais comuns são a Doença Renal Crônica (DRC) que é perda crônica da função dos rins, a insuficiência renal aguda, que pode ser causada por toxinas, intoxicações, infecções, os cálculos renais, e outras doenças infecciosas que podem comprometer os rins, como a leptospirose e a leishmaniose.  

Os sintomas manifestados por animais com problemas nos rins podem ser inespecíficos, por isso devemos ficar atentos se eles apresentarem: 

– Aumento ou diminuição na ingestão de água  

– Alteração na coloração da urina 

– Presença de sangue na urina  

– Dor abdominal 

– Aumento ou diminuição da frequência da micção  

– Diarreia 

– Vômitos  

– Falta de apetite  

– Perda de peso  

– Apatia  

– Desidratação de olhos, mucosas

– Pelos ressecados e sem brilho   

Infelizmente, no caso da insuficiência renal que acomete mais animais idosos, os sintomas clínicos da doença só aparecem quando cerca de 75% da função renal já está comprometida. Portanto devemos ficar atentos. Se o seu animal apresentar qualquer destes sintomas, leve-o ao veterinário para uma avaliação. Não espere, pois os rins são fundamentais para o metabolismo e funcionamento do corpo e se algo impede seu funcionamento, isso pode ter consequências graves para a saúde do animal. 

Muitos fatores colaboram para o mau funcionamento dos rins, mas algumas medidas podem colaborar na prevenção ou na atenuação desta insuficiência, como por exemplo melhorar o incentivo para que os animais de estimação bebam bastante água, em especial os gatos, que não possuem esse costume. Podemos associar sempre que possível uma dieta úmida, para aumentar a ingestão de água e seguirmos com exames periódicos (exames bioquímicos, ultrassom abdominal, urinálise etc) para detectar qualquer alteração laboratorial mesmo antes de aparecer sintomas visíveis.

Quanto mais cedo diagnosticada as doenças que acometem os rins, maiores serão a chances de tratamento e controle.

Texto: Rosangela Gebara – Veterinária e Gerente de Projetos da AMPARA Animal.

Instituto Ampara

A AMPARA nasce em agosto de 2010, pela coragem de Juliana Camargo e Marcele Becker em tirar diversos animais da situação de rua. Em 5 anos de trabalho pesado, a AMPARA consegue se tornar a maior OSCIP de proteção animal do Brasil, com o maior número de animais amparados.

Você também pode gostar:

Se inscreva na nossa newsletter!

O Instituto Ampara Animal é uma OSCIP sem fins lucrativos. Somos protetores de animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Lutamos para que os mais de 30 milhões de animais de rua tenham uma vida com respeito e amor.

© 2025 | Instituto Ampara Animal. Todos os direitos reservados.