Infelizmente, o preconceito e a discriminação pelo que é diferente, ocorre também em relação aos animais.
Muitos cães e gatos não conseguem uma adoção e passam uma vida inteira dentro de ONG’s, abrigos e com protetores independentes da causa animal, por conta de suas características físicas ou condições especiais.
Animais com pelagem preta, por exemplo, acabam sendo descartados, assim como cães e gatos vira-latas (sem raça definida), que perdem a preferência para os de raças definidas ou que estão em alta.
Geralmente, os caramelos ou com pelo curto também não são facilmente adotados, por conta de suas características, que são mais comuns. Uma outra questão que acaba levando a discriminação é a adoção de animais adultos ou idosos. Sendo assim, a maioria das pessoas procuram por filhotes, e os adultos acabam ficando de lado dentro dos centros de adoção.
Cães e gatos com alguma deficiência física também sofrem discriminação e o preconceito por característica estritamente físicas e estéticas, faz com que animais maravilhosos percam a chance de ganhar uma família e mostrarem todo seu amor e potencial.
São poucas as pessoas que adotam animais surdos, cegos ou com outras condições especiais. Além disso, e quando adotam, se surpreendem com a maneira como esses animais se adaptam facilmente a qualquer ambiente e são especiais como qualquer outro.
Vença o preconceito e adote um animal que sofre discriminação, frequentemente sendo o último a ser escolhido. Ou seja, mostre a todos que a amizade e o amor não dependem de características físicas, idades e/ou raça. Amigo a gente sente!
Texto: Rosangela Gebara – Veterinária e Gerente de Projetos da AMPARA Animal.
Por fim, gostou desse conteúdo? Confira mais artigos ou conheça nossa Loja.